comercio-eletronico

Está mais do que comprovado que a internet é um meio eficaz e ágil na hora das compras. Ao alcance de um clique, milhares de consumidores encontram ao seu dispor uma diversidade de produtos e/ou serviços sem sair do conforto de suas casas. Prova disso são os números que mostram a constante impulsão do comércio eletrônico brasileiro, fazendo com que as negociações online atinjam sempre bons índices.

No entanto, mesmo diante de tanta facilidade ainda há uma pequena barreira que muitas vezes pode atrapalhar esse tráfico tão efetivo: a desistência de compra. Convenhamos que é muito fácil um cliente desistir de uma compra online do que quando ele vai a uma loja física, por exemplo. Ainda assim, nem sempre a “culpa” de uma desistência de compra é do consumidor. O problema pode estar no seu próprio negócio e no processo de vendas que oferece. Vejamos:

Erros no procedimento de vendas, demora, burocracia ou outros itens que podem desinteressar seu potencial cliente são fatores decisivos para o seu negócio online. Procure por suas falhas e reveja todo o seu processo para que suas vendas não sejam prejudicas pelas desistências.

Veja abaixo alguns dos principais motivos de desinteresse e consequentemente desistência da compra:

Atendimento: invista sempre na chamada experiência de compra. Um excelente atendimento pode se sobressair até mesmo se o valor de seu produto ou serviço for mais alto que o do concorrente. Um cliente bem atendido é um cliente satisfeito e que, provavelmente, voltará a fazer negócio com você.

Facilidade para comprar: como é o processo de compra do seu site? Ele é ágil? Simples? E fácil entendimento? Quais as dificuldades que podem ser encontradas pelo consumidor? Seu layout é responsivo, permitindo que os clientes possam efetuar compras pelo celular? Saiba que um dos maiores motivos para a desistência de compra é a dificuldade enfrentada em seu processo. Reveja todo o passo a passo do seu e-commerce e encontre maneiras de melhorá-lo e mantê-lo atual!

Preço: um preço muito elevado pode ser mais um motivo para a desistência de compra. Verifique o que pode estar aumentando seus custos com frete, por exemplo, e tente encontrar uma maneira mais atraente para seu consumidor.

Segurança: Disponibilize e destaque certificados de segurança do seu e-commerce, evitando o receio de seus consumidores.

Vantagens e benefícios: sempre que puder ofereça vantagens e benefícios como descontos, bônus, frete, condições de pagamento. Conquiste seu cliente. Ainda falando em segurança, uma plataforma de inteligência de pagamento que ofereça gateway, com processadora de cartões e integração antifraude, demonstra que você se preocupa com a segurança do usuário.

Produtos relacionados: perfil de seu consumidor pode deixar pistas sobre quais itens tendem a chamar sua atenção e ao estar em contato com produtos/serviços do seu interesse, o farão se identificar com sua marca.

Não desista do seu cliente: invista em ações estratégicas para manter o cliente sempre por perto. Envie newsletters, envie e-mails para os que abandonaram itens em seu carrinho e aposte no remarketing (oferecendo o produto no qual ele demonstrou interesse e não comprou). Invista em suas redes sociais, no atendimento, segurança, esteja sempre no caminho do seu cliente!

 

 

FONTE: Blog Mundipagg