Decisão de compra do cliente

Uma série de oportunidades se abrem para o cliente que pretende comprar um bem disponível no mercado. Entretanto, de nada adianta oferecer um produto ou serviço, sem extrair informações estratégicas sobre essa aquisição: como comprar? Onde comprar? Qual produto adquirir? São tantas as decisões, que fica difícil vender um produto para um público que você ainda não conhece e que nem ele, conhece você. Mas é possível acompanhar em passos simples, situações que podem facilitar a sua venda e a entender melhor como funciona a decisão de compra desse cliente. Confira na sequência:

Reconhecer a necessidade

A decisão de compra tem início no momento em que o cliente percebe que há um problema a ser resolvido ou que há uma necessidade não satisfeita. Nessa etapa, o cliente entende que necessita comprar algo para reverter essa situação. Por isso, comece a oferecer primeiramente, o que ele mais deseja.

Buscar informações

O consumidor procura por experiências bem-sucedidas e informações com fontes externas. Por isso, as redes sociais e os meios de comunicação são tão importantes para estreitar relacionamentos e garantir boas vendas. Mantenha os seus contatos sempre atualizados, coloque-se à disposição e fique por dentro das informações e notícias do mercado.

Conhecer atributos importantes e avaliar alternativas

Nessa etapa, ele poderá analisar as vantagens e desvantagens, pontos fracos e pontos fortes, até que chegue em uma conclusão. Para vender o seu produto, ressalte experiências positivas e características exclusivas, além de buscar conhecer os atributos mais importantes para o seu consumidor-alvo.

Compra efetivada com sucesso!

É o momento no qual o cliente resolve efetivar de vez a compra. Após passar por todas as etapas, o que ele espera são atitudes positivas e experiência única. Por isso, seu produto precisa estar acessível, seja nos métodos de venda, nas facilidades ou com foco na tecnologia.

Pós-Compra

Muitas empresas se recusam a trabalhar nessa etapa. Entretanto, é nessa que você terá a oportunidade de saber ser o produto foi ou não capaz de satisfazer a necessidade do seu cliente, além de poder construir um relacionamento duradouro para outras possibilidades de venda.

Para ajudar nas etapas de compra do seu cliente no sistema de consórcios, o PagConsórcio chegou ao mercado para facilitar. O pagamento pode ser realizado pelo site, sistema e-commerce, smartphone, SMS, e-mail ou QR Code. A autorização é realizada pela operadora do cartão e a confirmação é encaminhada via SMS. Trata-se de uma excelente solução online para facilitar o pagamento da 1ª parcela de um consórcio em várias vezes. Além de facilitar o trabalho dos vendedores com foco nos resultados, o pagamento é simples e rápido! Confira todas as vantagens do PagConsórcio!

Fonte: Comunicação de Tendências / Exame