A retomada de consumo tem sido gradativa nos mercados. Mesmo diante de expectativas positivas, o controle financeiro e os cuidados foram redobrados quando o assunto é economizar para a compra de um bem sem se levar pela inadimplência.

De acordo com a sondagem mensal realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os resultados indicam um grau maior de satisfação com a situação financeira e da disposição do brasileiro em consumir bens duráveis. Com o aumento do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de 1,8 ponto em outubro, com um total de 82,4 pontos, os dados resultaram no maior nível desde dezembro de 2014.

Mesmo diante de resultados positivos, há quem precise de uma “ajudinha” para ter controle financeiro e não chegar à inadimplência. De acordo com a Pesquisa Perfil do Inadimplente do 3º trimestre de 2016, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), uma em cada quatro pessoas (25%) ressalta o descontrole financeiro como responsável pela inadimplência. No 1º trimestre, esse índice chegava a 15% e no 2º trimestre já alcançava 24%.

O consórcio pode ser a ajuda que faltava para realizar a compra do seu automóvel, moto ou imóvel sem perder o controle e investir ao mesmo tempo com a formação de uma poupança. Em grupo, a forma de poupar é atraente para quem aguarda pela contemplação. Por isso, os pagamentos precisam estar sempre em dia. Afinal, qual é o participante que não quer ser contemplado?

Ao apresentar planos maiores com parcelas acessíveis, o consórcio torna-se bastante flexível, desde a adesão até a escolha do bem. Assim, não tem como perder o controle financeiro. Essas facilidades ainda ajudam a economizar, uma vez que essa modalidade de compra não apresenta juros e não sobrecarrega o orçamento.

Para facilitar ainda mais, o PagConsórcio, solução online de pagamento, desenvolvida exclusivamente para esse segmento, permite que o futuro consorciado pague a 1ª parcela do consórcio em várias vezes. Para o vendedor, a conversão de vendas pode chegar a 50%, minimizando assim, a inadimplência entre os participantes do sistema de consórcio. Conheça também, outras vantagens do PagConsórcio!

 

Fonte: Valor Econômico / G1