Não se trata de uma etapa específica, mas de um estágio que permite perceber se o cliente está ou não, pronto para o momento da venda

O follow up é uma das etapas mais importantes para a equipe de vendas. Não se trata de uma etapa específica, mas de um estágio que permite perceber se o cliente está ou não, pronto para o momento da venda, ou seja, é toda a estrutura usada para acompanhá-lo. Confira algumas dicas:

Dica 1 – Controle e Calma

Quando o cliente sinaliza interesse no produto, assuma o controle. Seja proativo, mas não possessivo. Portanto, muita calma nessa hora! Trabalhe a transparência e surpreenda apenas de forma positiva. Combinar as melhores maneiras de comunicação é importante; evita a pressão e o desconforto por parte do cliente.

Dica 2 – Plano e Organização

Mais do que lábia, o vendedor precisa planejar a abordagem e organizar o discurso para que o cliente não fique perdido. Conhecimento e profissionalismo ajudam nessas horas! Escrever um roteiro e construir novos caminhos podem ser estratégias para vendas brilhantes.

Dica 3 – Momento exato!

É preciso tentar e aprender, para depois adquirir prática. Não há uma regra específica para o momento exato do follow up. Clientes diferentes exigem abordagens diferentes. Por isso, conheça, avalie e sinta a necessidade do cliente. Mas não deixe que isso ocorra muito tarde para não abrir portas ao concorrente.

Dica 4 – Continuidade

Seja direto, e peça ao cliente uma posição para dar continuidade ao processo. Se este se demonstrar não estar pronto para a compra, não desanime! Esse poderá ser o momento para unir as equipes e manter os leads em nutrição, até o momento certo de uma nova abordagem.

Fonte: DINO BLOG