É preciso conhecer os próprios gastos, antes mesmo de tomar qualquer iniciativa.

Alcançar objetivos sem uma boa dose de organização financeira é uma tarefa praticamente impossível. Se você deseja trocar de carro ou ampliar o patrimônio, é importante manter um planejamento e assim, fazer dessa etapa, a construção de um futuro não só seu, mas para toda a família.

Para ajudar a comprar bens de maneira programada e sem sobrecarregar o orçamento, o sistema de consórcio tem se tornado a modalidade ideal para formar uma poupança com essa finalidade, indicado ainda para quem não tem pressa ou que não consegue guardar dinheiro por conta própria. Baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas, no consórcio, o valor do bem é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período com parcelas bem acessíveis.

É a administradora que contempla o consorciado por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem contratado, até que todos sejam atendidos. Por isso, é importante adquirir consórcio de uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Mesmo diante das inúmeras vantagens do sistema de consórcio, confira algumas dicas para contribuir com as suas metas financeiras:

Conhecimento

É preciso conhecer os próprios gastos, antes mesmo de tomar qualquer iniciativa. Listar despesas e custos de maneira organizada já ajuda muito!  Entenda que as metas são diferentes dos desejos. Portanto, são passos para alcançar os objetivos. Além de pontuais, as metas precisam ter prazo, recursos, entre outros, dentro de um planejamento financeiro.

Revisão

Ter uma planilha em mãos pode ajudar nas etapas. Entretanto, é necessário rever suas metas com certa periodicidade e identificar quais são mais importantes ou que influenciarão na sua vida.

Revise ainda os propósitos que estão atrasados ou longe do esperado, mas que ainda podem ser alcançadas dentro de um prazo ou diante de mais empenho.

Investimento

Investir é importante, desde que mantenha objetivos bem traçados e as finanças controladas. Portanto realize um investimento de maneira clara e orientada. Se o objetivo é comprar um imóvel ou automóvel, por exemplo, o consórcio pode ser uma ótima alternativa, proporcionando inúmeros planos com parcelas acessíveis e sem juros, além de flexibilidade de uso do crédito e poder de compra à vista.

Para facilitar, o PagConsórcio chegou ao mercado brasileiro para ajudar nas necessidades operacionais de cada administradora, da equipe de vendas e do cliente final também. Trata-se do melhor gateway de pagamento online disponível no mercado. Exclusivo para o segmento de consórcios, o PagConsórcio permite oferecer o cartão como meio de pagamento da 1ª parcela ou ainda, utilizar dois cartões para complementar o valor da compra de cota. Confira muitas outras vantagens!

Fonte: Administradores / Ativa / ABAC