Movies

Sem dúvida a profissão de vendedor é desafiadora. Para você ser um bom profissional nesta área, a motivação deve ser sua principal aliada, junto com otimismo, garra e determinação. Mesmo nas horas vagas, longe da rotina, há muitas pessoas que conseguem tirar nas mais diferentes atividades um aprendizado para o trabalho.

Que tal fazer o mesmo? Estudos mostram que por meio da comunicação visual o processo de aprendizagem é 60 mil vezes mais rápido. Diante disso, encontramos uma excelente ferramenta para sua aprendizagem, que além de útil pode ser muito prazerosa: filmes.

Isso mesmo! Encontramos uma lista* de filmes que trazem ensinamentos valiosos para profissionais e gestores de venda. Prepare a pipoca e inspire-se com as indicações abaixo:

O lobo de Wall Street

O filme, dirigido por Martin Scorsese, conta a história de Jordan Belfort, um corretor de ações que, aos 26 anos, já ganhava 49 milhões de dólares por ano. Porém, toda sua fortuna era originária de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro.

Mas é claro que não são essas as lições do filme. As motivações do líder, no caso do filme, são mais que questionáveis. Porém, a paixão e o entusiasmo que ele passa aos colaboradores cria um ambiente de incrível força de vontade em busca de resultados. Quando o líder realmente acredita na empresa, essa confiança é percebida e absorvida pela sua equipe.

A lenda de Bagger Vance

O filme conta a história de um atleta do golfe que, devido aos traumas causados pela guerra, perde sua autoconfiança e se afunda no álcool. Porém, ele recupera sua autoestima e o amor pelo esporte (e pela vida) com a ajuda de um mentor inesperado. Esse é um daqueles filmes que nos fazem enxergar que tudo é possível se encontrarmos a motivação certa e acreditarmos em nós mesmos.

O primeiro milhão

Imagine chegar em uma empresa e ter a promessa de conseguir seu primeiro milhão em três anos de trabalho. Essa é a proposta da J. T. Martin, uma corretora de ações. O filme traz grandes lições sobre como fechar uma venda, sobre a importância de se estar preparado para rebater as objeções do cliente e de se ter um roteiro de abordagem capaz de levar ao fechamento. Por outro lado, a narrativa deixa claro que quando a motivação principal é somente o dinheiro, derrubando as questões éticas e os valores morais, o final nunca é feliz. Assista ao filme separando as boas e as más lições.

O sucesso a qualquer preço

Contando com grandes astros do cinema, como Al Pacino, Alec Baldwin e Kevin Spacey, esse filme de 1992 traz lições úteis até hoje. Você vai entender que as motivações mais agressivas, por meio de competições, quando não são bem pensadas e aplicadas, podem criar um clima destrutivo e provocar ações nada éticas. Você vai compreender, ainda, como os valores da empresa e a postura dos líderes são absorvidos pelos profissionais que fazem parte dela.

Os Croods – uma aventura das cavernas

Com uma única regra do patriarca Grug – “o novo é sempre ruim, nunca perca o medo” –, a família Crood sempre viveu bem. Até que o planeta começou a passar por transformações e a regra de Grug já não funciona como antes. Assista ao filme pensando que a família Crood é sua empresa. Identifique quais são os comportamentos de cada personagem e veja que não são tão diferentes dos pensamentos e das ações do dia a dia do mundo corporativo. O mercado está mudando constantemente, o modo de pensar “Crood” pode fazer sua empresa entrar em extinção.

O homem que mudou o jogo

A intuição tem o seu valor, mas conhecimento e preparo são fundamentais para o sucesso. Esse é o principal aprendizado de O homem que mudou o jogo, que conta a história de um técnico que usa estatísticas, estudos e dados numéricos para fazer seu time jogar melhor. Mesmo contrariando a tradição, ele acreditou e manteve o foco em sua estratégia e conseguiu alcançar o êxito e conquistar a confiança de todos. Esse filme nos ensina que quando temos confiança em nós mesmos, em nossa experiência e nosso conhecimento, devemos seguir em frente com a cabeça erguida e com foco nos resultados.

Batman Begins

“Não é o que eu sou por dentro. É o que eu faço que me define.” Essa frase de Bruce Wayne ilustra bem o queBatman Begins nos ensina. Apesar do ar sombrio e da história triste de Batman, ele sempre age para o bem. E é isso que faz dele um herói. De nada adianta um vendedor ser conhecedor do produto ou serviço que vende se as atitudes que ele tem são prejudiciais à equipe e à empresa. De nada adianta um profissional ser um grande especialista e ter anos de carteira assinada se os resultados que ele traz não são sustentáveis. O que vale são as ações.

De porta em porta

O filme conta a história de Bill Porter, que sofre com paralisia cerebral e depende de outras pessoas para realizar várias atividades. Porém, ele não se deixa abater e começa a trabalhar como vendedor na Watkins (primeira empresa de vendas diretas do mundo).

Bill tem muitos desafios e sofre com o preconceito e a falta de fé dos outros em relação à sua capacidade. Depois de superar todas essas dificuldades, ele se torna um dos mais importantes vendedores em uma das piores regiões de vendas.

É uma história para entender como a motivação e a força de vontade podem ser poderosas em nossas vidas – não importa o tamanho do desafio.

À procura da felicidade

Como não perder a fé e a força de vontade mesmo sob condições de extremas dificuldades financeiras, sociais e psicológicas? É o que Chris Gartner revela nesse filme. Abandonado pela esposa, começando em uma empresa como estagiário, sem remuneração e nem lugar para viver, ele tem seu filho como motivação para ir em frente na luta por uma vida melhor. Com foco e determinação, Gartner consegue superar os desafios e as limitações impostos pela vida. Uma grande aula de positividade, persistência e resiliência. Mostra que acreditar nos sonhos é importante, mas que trabalhar duro, com a cabeça erguida e paixão para realizá-los, é fundamental.

 

*Todos os filmes citados foram indicados por colunistas do portal Venda Mais.

FONTE: Portal Venda Mais